top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Gyoguevara

Luxação do ombro: conceitos e como reduzir o quadro agudo.

Atualizado: 30 de mai. de 2020

Existem três termos diferentes na luxação. Vamos diferenciá-los para melhor entendimento das postagens:


1. Luxação aguda do ombro: Usado quando o paciente está com o ombro luxado/deslocado. Normalmente resulta de algum trauma e deve ser manejado a nível de pronto-socorro. O principal objetivo é reduzir / “colocar o ombro no lugar”. Pode ocorrer uma, duas, três ou mais vezes.


2. Primeiro episódio de luxação do ombro (primoluxação): Paciente que sofreram uma luxação AGUDA e já foram submetidos a redução. Existem diversos fatores que devem ser considerados para optar se deve ser operado ou apenas acompanhado ambulatorialmente / cada caso é avaliado individualmente (discutiremos nos próximos tópicos). Apenas para esclarecer, quando optado por cirurgia, deve ser realizada de forma ELETIVA/PROGRAMADA, e não em caráter de urgência.


3. Luxação Recidivante do Ombro: Paciente que já apresentou dois ou mais episódios de luxação do ombro. Portanto ele não NÃO está com o ombro deslocado, mas apresenta uma grande facilidade para deslocar. A grande maioria necessita de tratamento cirúrgico para EVITAR novos episódios de luxação do ombro e progressão rápida com o desgaste / artrose da articulação.



A luxação é uma URGÊNCIA ortopédica. Portanto a luxação aguda do ombro deve ser manejada a nível de pronto-socorro. Deve ser reduzida de forma incruenta, ou seja, através de manobras de redução (A mais comuns são: tração e contra-tração, spazo, manipulação escapular,...).

Caso não consiga reduzir a luxação no pronto-socorro, esse paciente deve ser levado ao centro-cirúrgico para realizar anestesia (sedação) para nova tentativa de redução incruenta (agora sob sedação).

A cirurgia só é indicada para redução da luxação aguda apenas na falha das opções acima, buscando assim realizar a redução CRUENTA (realiza-se uma cirurgia para reduzir/corrigir o deslocamento do ombro). PORTANTO, na luxação aguda do ombro RARAMENTE é necessário realizar cirurgia.


Procure um ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo para o diagnóstico correto e adequado tratamento.


Dr Gyoguevara Patriota

CRM-BA: 25681 / RQE: 15541

Ortopedia e Traumatologia

Especialista em ombro e cotovelo.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page