top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Gyoguevara

Rotura do Manguito Rotador

Atualizado: 30 de mai. de 2020



O tendão é uma estrutura de tecido conjuntivo que liga o músculo ao osso, transmitindo força. O manguito rotador é o conjunto de quatro tendões do ombro (com grande importância para movimentar o ombro): Supraespinal, Infraespinal, Redondo menor e Subescapular.


Existem diversas causas para a rotura do tendão do manguito rotador, sendo mais comum em jovens as causas traumáticas (acidente, quedas,...) e multifatorial nos idosos (principalmente devido ao desgaste ao longo dos anos e microimpactos).


A rotura do tendão pode acometer uma porção (PARCIAL) ou toda a espessura (COMPLETA) do tendão. Pode apresentar-se em um ou mais tendões do manguito rotador. As lesões parciais são mais comuns, e o tendão do Supraespinal é o mais acometido.

O diagnóstico é suspeitado pela história clínica e pelo exame físico. A ultrassonografia e ressonância magnética do ombro são exames complementares importantes.


As lesões parciais do manguito rotador tem chance de cicatrizar sem o tratamento cirúrgico. Cerca de 46% das lesões parciais ao longo de 2 anos podem não cicatrizar.

Esses processos inflamatórios podem ocorrer em qualquer região do corpo e em todas idades. No ombro, a bursite e tendinite apresentam-se simultaneamente (na maioria dos casos) envolvendo o manguito rotador (tendões do supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular - VEJA O TÓPICO“ANATOMIA DO OMBRO") e o tendão da cabeça longa do bíceps. Podem associar-se a outras lesões como artrose, sinovite, rotura de tendão e capsulite adesiva (ombro congelado).


Pacientes queixam-se de dor (localizada ou com irradiação para região lateral do braço), limitação para movimentar o ombro e realizar atividades diárias e no trabalho. Atividades simples como pentear o cabelo, estender roupa no varal, colocar sutiã, levar alimento a boca podem ser limitadas pela dor.


O que pode causar? Pode resultar de esforço para realizar atividades (repetitivas ou não) sem o adequado CONDICIONAMENTO FÍSICO.


Como diagnosticar? O quadro é suspeitado através da história clínica e exame físico. Ultrassonografia e Ressonância magnética confirmam o diagnóstico.


Como tratar? Existe diversas opções de tratamento. A grande maioria dos casos evoluem bem com o tratamento conservador (não cirúrgico) com uso analgésicos/anti-inflamatórios, acupuntura, fisioterapia e terapia com ondas de choque. Alguns casos podem se beneficiar com infiltração.


Procure um ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo para o diagnóstico correto e adequado tratamento.


Dr Gyoguevara Patriota CRM-BA: 25681 / RQE: 15541

Ortopedia e Traumatologia

Especialista em ombro e cotovelo



124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agendamento de consultas online

Estamos com uma novidade para facilitar o agendamento de suas consultas! Agora disponibilizamos em algumas de nossas clínicas a marcação de consultas online! Você pode agendar sua consulta em qualquer

bottom of page