top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Gyoguevara

Uso correto da tipóia

Atualizado: 30 de mai. de 2020

Existem diversos tipos de imobilização ortopédica. A tipóia é utilizada para imobilizar o membro superior, seja nos caso de fraturas, luxações, tendinites, pós-operatório e outras doenças nos ombros e cotovelos.



A tipóia tem como principal função manter o membro superior em repouso, em posição confortável, possibilitando adequada circulação/perfusão sanguínea e cicatrização dos tecidos.

O tamanho deve ser individualizado. A mensuração deve ser feita desde o olécrano (cotovelo) até a base do quinto dedo (dedo mínimo), em centímetros. Algumas marcas comercializam como tamanhos P, M, G e GG (na sua embalagem traz uma tabela demonstrando a distribuição, em centímetros, nestes grupos).

Podem ser encontradas em lojas de material ortopédico ou farmácias, em diversos modelos (com e sem acolchoamento, com ou sem fixação para a cintura, para ser usado bilateralmente ou em apenas um lado) e diversas marcas. Existem modelos com apoio de abdução (“almofada" colocada entre a tipóia e o tronco do paciente). Os preços variam de R$22,00 a R$120,00.

O tempo de uso varia de acordo com a lesão do paciente. Em cada caso deve ser seguido as orientações do seu médico assistente. De forma geral a tipóia deve ser mantida todo o período do dia (exceto nos momentos recomendados para mobilizar, referidos logo abaixo), inclusive durante o período noturno (inclusive quando estiver dormindo). Durante o sono o paciente realiza movimentos involuntários, o que pode causar bastante dor em um ombro já lesionado.

O adequado posicionamento da tipóia proporciona uma imobilização confortável (sim, confortável!). O membro superior deve estar apoiado / repousado na tipóia, com o ombro relaxado (quanto mais distante das orelhas, melhor!). Esse é o segredo para o uso correto da tipóia.

Essa imobilização pode ser descontinuada no momento do banho, porém o ombro deve ser mantido próximo ao tronco/tórax (especialmente no pós-operatório de reparo do manguito rotador e luxação do ombro). Por cerca de três a seis vezes ao dia o cotovelo, punho e mão devem ser mobilizados (quando houver lesão no ombro, este deve ser mantido em repouso).

Uma tipóia descartável pode ser usada temporariamente para que possa ser feito a lavagem/higienização da tipóia que estava em uso contínuo.

O uso da tipóia de forma incorreta pode levar a contraturas musculares, rigidez no ombro e cotovelo, ...

Procure um ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo para acompanhamento e orientações.


Dr Gyoguevara Patriota CRM-BA: 25681 / RQE: 15541

Ortopedia e Traumatologia

Especialista em ombro e cotovelo


837 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page